ALEXANDER, O HOMEM QUE SABE

Alexander, the man who knows | www.aguaeazeite.com.br
Cartaz de cromolitografia de Alexander. Impresso entre 1915 e 1924.

Claude Alexander Conlin é o nome por trás daquele talvez seja o mais icônico dos pôsteres de mágica do comço do século XX.

Nascido em 1880 na Carolina do Sul, Alexander Enveredou cedo pelo caminho artístico. Aos 25 estreiou usando o seu famoso nome “Alexander”, tornando-se um dos mais famosos artistas de sua época.

Claude Alexander Conlin (1915) | www.aguaeazeite.com.br
Claude Alexander Conlin (1915)

Curiosamente, Alexander tinha uma vida dupla. De um lado, publicou um livro chamado “The life and mysteries of the celebrated Dr. Q“, no qual, expunha o segredo de diversos efeitos psíquicos e de mentalismo.

De outro lado, não descartava a possibilidade de que tais mistérios fossem reais, chegando a publica uma série em 5 volumes chamada “The inner secrets of psychology“, um material de claro viés astrológico e pró-espiritualista.

Crystal Silence League Codes | www.aguaeazeite.com.br
Livro em que Alexander ensina a ler bolas de cristais

Escreveu ainda um livro em que ensinava segredos da divinação através da bola de cristal – curiosamente um dos aparatos de seu show. Ele também fazia leituras espirituais em sessões particulares. Obviamente, recebia por isso.

Acreditasse ele ou não em seus poderes divinatórios, o fato é que esse jogo duplo funcionou, e Alexander chegou ter uma fortuna somada de US$ 3 milhões. Muito dinheiro hoje, e, certamente, ainda mais nos anos 1920.

Após sua aposentadoria, Alexander passou a vender os cartazes não utilizados de seus shows, além de muitos de seus aparelhos. O mágico Leon Mandrake comprou boa parte do material de Alexander e chegou a excursionar pelos EUA com o nome Alexander, a fim de aproveitar o material.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s